NOTÍCIAS

03-OUT-2023

Do interior do CE a Portugal: estudantes viajam para intercâmbio em projeto de História do Brasil

Representantes de Itatira e Santa Quitéria foram selecionados após passarem por duas fases anteriores em todas as escolas municipais

#Educação POR DABLYO CASTRO 03 DE OUTUBRO DE 2023

Escrito por Nícolas Paulino , nicolas.paulino@svm.com.br 07:40 - 03 de Outubro de 2023 / Reprodução DN

Legenda: Projeto tem apoio da lei federal de incentivo à Cultura

Foto: Ismael Soares

Cidades vizinhas no Sertão cearense, Itatira e Santa Quitéria foram selecionadas para enviar 18 estudantes e dois professores da rede pública de ensino para um intercâmbio educacional de 10 dias em Portugal, em novembro. Pela primeira vez, o projeto ‘Era uma Vez… Brasil' selecionou municípios cearenses para a iniciativa, que tem como objetivo incentivar o interesse dos alunos e educadores pela cultura e memória do país.

Todos os alunos selecionados são do 8º ano do Ensino Fundamental. A viagem é a terceira etapa do projeto, que já contou com a qualificação das equipes - quando produzem histórias em quadrinhos - e uma imersão cultural de uma semana em diferentes linguagens artísticas, que culminou na criação de curtas-metragens.

Com tudo pago através de uma parceria público-privada, os representantes cearenses visitarão escolas de Portugal para trocar experiências com estudantes. Eles estiveram nesta segunda-feira (2), em Fortaleza, para solicitar o passaporte à Polícia Federal. Para todos, será a primeira viagem internacional.

Alícia Lima, 14, da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Antônia Lúcia Sales de Andrade, na sede de Santa Quitéria, quer ensinar aos portugueses sobre a riqueza cultural que indígenas nativos e africanos escravizados deixaram como herança para a sociedade brasileira. "Tem muita gente que coloca apenas os portugueses como heróis", percebe.

No primeiro trabalho, "mesmo sem saber desenhar", ela destacou o processo de abolição da escravatura que começou pelo Ceará, em 1884. Com a bagagem adquirida nas etapas anteriores, a menina se enche de expectativa para os futuros dias em Lisboa. "Acho que quando a ficha cair, ou vou estar gritando ou chorando", ri.

Para Everardo Braga, 13, da Escola Francisco Paiva Rodrigues, em Riacho das Pedras, na zona rural de Santa Quitéria, é a Amazônia que ganhará destaque na discussão. "Os portugueses tiraram muitos tesouros nossos, mas ficou um. Os povos indígenas ainda hoje lutam por esse lugar, mas eles não tiram mais de nós", argumenta.

Como o projeto explora histórias que não aparecem nos livros didáticos normais, Everardo quer conhecer o outro lado da moeda e escutar o que é falado nas aulas de Portugal. Além disso, a curiosidade espera ver "palácios, castelos e o porto, até pela trajetória da família real ao Brasil".

Ronaldo Rodrigues, professor de História de Itatira desde 2014, na Escola José Pereira, passou por formações importantes com mestres e doutores para repassar o conteúdo aos estudantes. "Desde a primeira formação, com um professor africano, percebi que a pegada era questionar a narrativa oficial. Muitas vezes ela beneficia alguns grupos sociais, mas é importante fazer um resgate histórico de alguns personagens", explica.

Um deles foi o Padre Mororó, que em 1824 participou da criação da República de Quixeramobim, após desafiar a autoridade do Império proclamado por Dom Pedro I. "Nossos conterrâneos - porque naquela época Itatira fazia parte de Quixeramobim - participaram da Independência. D. Pedro I, visto como herói nacional, foi quem deu a ordem de matar o padre no Passeio Público, em Fortaleza, em 1825", ensina.

"Meu esforço era que pelo menos um aluno da turma conseguisse ir. Além de o Yuri ser escolhido, também fui selecionado para representar todos os professores do município. Vou com meu HD preparado para aprender e compartilhar com meus colegas para melhorar nossas aulas", diz o educador.

A invisibilização feminina na Independência do Brasil é tema de interesse para Isabelly Viana, 13, aluna da Escola 13 de Maio, também em Itatira. Na HQ, ela escolheu falar sobre Maria Quitéria de Jesus, baiana que decidiu cortar o cabelo e se disfarçar de soldado para entrar no Exército de D. Pedro I. Em 2018, a figura foi integrada ao Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

"O pai dela descobriu e a expulsou de casa, mas o general explicou a ele que Quitéria era melhor que os homens. D. Pedro enviou uma carta ao pai mandando ela voltar para casa", ensina. "Ela foi uma das heroínas femininas e nossos livros não falam delas".

Segundo ela, o ensino de História não deveria ser apenas ler e escrever. Projetos como esse, que contextualizam os acontecimentos e os reverberam até hoje, tornam o aprendizado bem mais atrativo. "Está sendo uma das melhores experiências da minha vida", afirma.

Créditos Diário do Nordeste.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Obra Há 11 dia(s)

Itatira inaugura mais uma UBS.

Inauguração do Posto de Saúde a prefeitura de Itatira realizou grande festa para inaugu [...]

#Educação Há 11 dia(s)

EDUCAÇÃO. Itatira é o 1º lugar nas cidades que compõe a CREDE 7

A Educação de Itatira foi classi?cada com Nota 5,5 na Edição 2023 do IOEB (Índice de Opo [...]

#Administração Há 12 dia(s)

1.663 famílias beneficiadas com o Vale Gás Social em Itatira

Dia 16 de abril marca o início da entrega do vale gás em nosso município. Segue o cale [...]

#Município Há 14 dia(s)

Após as chuvas, a manutenção das estradas vicinais é reforçada.

A Prefeitura de Itatira por meio da Secretaria de Infraestrutura está realizando a manut [...]

#Turismo Há 24 dia(s)

Lagoa do Mato ganha praça nova (em construção)

Prefeito Zé Dival é ?gura presente nas obras do Distrito de Lagoa do Mato em Itatira ao [...]

#Administração Há 24 dia(s)

Itatira ganha nova UBS.

A nova UBS está situada no bairro Mourão em Lagoa do Mato, Itatira. moderna e ampla a ob [...]

#Administração Há 25 dia(s)

02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e anualmente é uma oportunidad [...]

#Educação Há 26 dia(s)

Pagamento dos profissionais do transporte escolar

A Prefeitura de Itatira informa que efetuou o pagamento dos profissionais do transporte [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito